Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite a doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos que reduzem o colesterol

Quando você percebe que você precisa prestar mais atenção aos níveis de colesterol de seu corpo, pode ser a hora certa para começar a ler mais sobre alimentos que reduzem o colesterol. Enquanto pode ser verdadeiro que você precisará eliminar alguns de seus pratos favoritos se você costuma ter um estilo de vida não muito saudável, pode ainda haver algumas coisas interessantes a se consumir que são saudáveis – e surpreenderão você. Até mesmo alguns alimentos que podem ser considerados não saudáveis para outros propósitos podem trazer um grande benefício na tarefa de reduzir os níveis de colesterol.

Quase qualquer prato pode ser melhorado simplesmente acrescentando-se um ingrediente: alho. Alho pode ser adicionado a quase todo prato que você prepare, de ovos a vegetais refogados. E é importante compreender que alho pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL, isto é, o colesterol ruim. Testes têm mostrado que há redução dos níveis de colesterol desde que haja um consumo mínimo de alho diário pela pessoa. Mesmo que os resultados pareçam temporários, ao longo do tempo, tal consumo pode beneficiar e muito a sua saúde. Claro, como a maioria dos alimentos naturais, a melhor forma de consumi-lo é cru, e não cozido.

Outro alimento interessante é uma das variedades de peixes mais saborosas e populares que há: o salmão. Infelizmente, ele não é mais visto com bons olhos devido aos altos níveis de gordura que possui, mas a verdade é que não se trata de uma “gordura ruim”. De fato, os níveis de gordura saturada são muito baixos, enquanto possui altos níveis de niacina, que ajuda a aumentar o colesterol HDL que é o bom colesterol. Colesterol HDL é conhecido por melhorar a capacidade de transporte de gorduras pelo nosso corpo, o que contribui com a eliminação do colesterol ruim.

O álcool é frequentemente visto como algo que não deve estar presente em nossa dieta alimentar, entretanto o vinho tinto pode ser considerado uma exceção, principalmente quando o objetivo da dieta é reduzir os níveis de colesterol. Vinho tinto é famoso por aumentar o nível de colesterol HDL. Entretanto, não há provas conclusivas ainda de que seu consumo a longo prazo contribui significativamente para a redução do colesterol ruim.

E finalmente aqui vai o chocolate. Quem não pensa em chocolate como sendo algo que somente contribui para o aumento do peso ou uma vida menos saudável? Felizmente, há exceções para isso, como o chocolate amargo. Esse tipo de chocolate é rico em flavonoides, substâncias químicas que são conhecidas por reduzir os níveis de colesterol LDL em nosso sangue. Eles também contribuem reduzindo as chances de doenças cardiovasculares. Certifique-se, então, de trocar outros tipos de chocolate e doces pelo chocolate amargo, a fim de beneficiar-se de seu consumo.

Introduzir alguns desses alimentos em sua dieta alimentar pode não ser suficiente para garantir que os níveis de colesterol ruim estarão sempre baixos, mas com certeza ajudarão nessa tarefa de forma significativa. Aprenda então a gostar desses alimentos e é bem provável que você tenha uma melhor qualidade de vida sem abrir mão do bom sabor!

Se você gostou deste artigo, então que tal...

Alimentos redutores do colesterol

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Leave a Reply

Email
Print