Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite a doença ou assunto que deseja saber:

Cálculo renal

O cálculo renal, também conhecido como cálculo urinário ou pedra nos rins, é marcado por fortes dores devido à presença do cálculo nos rins. O cálculo renal é uma substância endurecida que é formada por outras substâncias presentes na urina para se encontrar e acabam formando pedras.

O cálculo é formado na bexiga ou nos rins devido a substancias (sais minerais) no organismo. Mas não são só sais minerais que causam o calculo, existem diversos tipos de substancias que o formam, podemos citar algumas: cálcio, ácido úrico, etc.

O cálculo é formado como cristais e pode atingir diversos tamanhos, alguns podem ser microscópicos, outros podem atingir o tamanho de um limão.

Muitas pessoas podem ter cálculos renais bem pequenos que são considerados microscópicos, esses cálculos saem naturalmente pela urina sem causar dor, porém nos casos de cálculos mais sérios é preciso ir imediatamente ao médico, pois os cálculos renais costumam causar muita dor nos rins do paciente, em alguns casos quando o calculo sai dos rins e atingem os tubos urinários a pessoa pode sentir dor na hora de urinar, alem de dores de cabeça e enjôos em algumas pessoas.

Causas

Cientistas e médicos descobriram muitas formas de formação dos cálculos, uma das causas que é bastante conhecida é a falta de água. Pessoas que ingerem muito leite, queijo, iogurte, etc. E não bebem uma quantidade considerável de água por dia tem grandes chances de se desenvolver cálculos nos rins.

Mas os cálculos renais não são formados somente pela falta de água ou pela ingestão de muitos produtos lácteos, infecções, herança genética, mau funcionamento do sistema urinário também pode causar cálculos, entre outras doenças.

Diagnóstico

Pessoas que sentem muitas dores nos rins ou percebem sangue na urina é preciso ir imediatamente ao médico para fazer exames, como o de sangue e de urina.

Tratamento

Quando o paciente sente muita dor nos rins, causadas pelos cálculos é feito o uso de medicamentos para aliviar a dor. Como disse anteriormente os cálculos microscópicos são eliminados naturalmente, já os grandes é preciso intervenção médica para retirá-los, podemos citar alguns métodos usados no tratamento como, as ondas de choque que são usadas para quebrar o cálculos em pedaços minúsculos, a nefrolitotomia que é feita uma perfuração pela pele até o calculo, e até a cirurgia, que geralmente é solicitada em ultimo caso.

Como evitar

Um ato simples é beber mais líquido, de preferência a água. É sempre aconselhável ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, fazer exames de urina periodicamente também é aconselhável para detectar infecções na urina e em alguns casos é usado medicamentos para evitar a formação de cálculos.

Curiosidades

Se ao urinar a pessoa notar que na urina contem sangue, isso pode ser cortes feitos pelo calculo nas via urinárias, procure um medico imediatamente. Cerca de 80% das pessoas que tem cálculos renais eliminam o calculo naturalmente e 20% necessitará fazer um tratamento.

Se você gostou deste artigo, então que tal...

Toxoplasmose

Tétano

Câncer Gástrico

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Leave a Reply

Email
Print