Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite a doença ou assunto que deseja saber:

Doenças causadas por bactérias

Devido a várias razões, o número de doenças causadas por bactérias crescendo e preocupando as autoridades, muitas das quais podendo ser evitadas tomando-se algumas medidas de higiene e seguindo-se as orientações médicas quando necessárias.

As bactérias são seres vivos com organismos muito simples, compostos por uma única célula. Somente no final do século XIX começou-se a pesquisar o papel das bactérias como agentes patogênicos – na verdade, somente uma minoria delas pode ser apontada como causadores de doenças.

Doenças causadas por bactérias podem ser transmitidas por meio de gotículas de saliva, contato com objeto contaminado ou relações sexuais.

Algumas das várias doenças causadas por bactérias são: coqueluche, difteria, disenterias bacterianas, gonorreia, hanseníase, meningite, sífilis, tétano, tracoma e tuberculose.

Coqueluche

Também conhecida como tosse comprida, é causada pela bactéria Bordetela pertussis e afeta principalmente crianças. Sua principal característica é a tosse seca e seu tratamento exige repouso, boa alimentação e, caso indicado pelo médico responsável, uso de antibióticos e sedativos.

A vacina tríplice é responsável pela prevenção da coqueluche, difteria e tétano.

Difteria
A difteria ou crupe é causada pelo bacilo diftérico (Corynebacterium diphteriae), atacando principalmente crianças, sendo muitas vezes fatal. Alguns de seus sintomas são dor de garganta (causada pela toxina do bacilo, que provoca inflamação da mucosa da garganta), febre e indisposição. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível.

Disenterias bacterianas
Transmitidas principalmente pela ingestão de água e alimentos contaminados, tratam-se da principal causa da mortalidade infantil em regiões com baixo índice de desenvolvimento, geralmente devido às péssimas condições sanitárias.

Diversas bactérias podem causar disenterias, sendo as mais comuns a Shigella e a Salmonella. Sua prevenção requer medidas de saneamento e melhoria das condições sócio-econômicas das classes menos favorecidas.

Gonorreia ou blenorragia

Doença sexualmente transmissível, afeta principalmente a área genital do indivíduo, entretanto pode afetar outras partes do corpo também. Causada pela bactéria de nome Gonococo (Neisseria gonorrheage), pode provocar ardência e corrimentos pela uretra, dor no escroto ou nos testículos ânus e reto inflamados, após relações sexuais anais.

Seu tratamento exige supervisão médica, uma vez que os devidos antibióticos devem ser administrados.

Hanseníase

Também conhecida como lepra, é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, conhecido como bacilo de Hansen. Seus sintomas são lesões na pele (geralmente insensíveis à dor, pressão ou variações de temperatura) e nas mucosas.

Quando o tratamento é feito rápido e de forma eficiente o paciente consegue reverter todo o problema.

Meningite meningocócita

Trata-se de uma infecção das meninges, muitas vezes fatal, causada pela bactéria meningococo, e pode ser transmitida por meio de gotículas de saliva expelidas no espirro, tosse ou fala, o que a torna muito perigosa e contagiosa. Dentre seus sintomas estão a febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. A hospitalização e tratamento por antibióticos devem ocorrer tão logo identifique-se a doença.

Sífilis

Outra doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria, a Treponema pallidium. Essa doença também é conhecida por cancro duro, uma vez que sua principal característica é a formação de uma ferida de bordas endurecidas, indolor, próxima aos órgãos sexuais.

Tal ferida tende a desaparecer mesmo sem tratamento e é aí onde mora o perigo, pois o seu desaparecimento não significa que o indivíduo esteja curado. Seu tratamento e supervisão médica são essenciais, pois esta doença pode comprometer vários órgãos e sistemas do corpo humano, inclusive o sistema nervoso.

Tétano
Causada pelo bacilo Clostridium tetani, seu contágio ocorre geralmente por meio do contato de objetos contaminados com ferimentos na pele ou pelo corte do cordão umbilical do recém nascido com instrumentos não esterilizados devidamente.

Devido à gravidade da doença, a vacinação é obrigatória. Em caso de diagnóstico positivo da doença, a aplicação do soro antitânico é importante.

Tracoma
O tracoma trata-se de uma inflamação da conjuntiva ou da córnea, causada pela Chlamydia trachomatis, cuja transmissão é feita por meio de contato com objetos contaminados. Essa inflamação, quando não tratada a tempo, pode levar à cegueira.

A boa manutenção da higiene pessoal é a principal forma de prevenção e o tratamento médico é feito por meio de sulfas e antibióticos.

Tuberculose
Causada pelo Mycobacterium tuerculosis (também conhecido como bacilo de Koch), essa doença aflige principalmente os pulmões, uma vez que a contaminação é feita pelo ar e o sistema acaba por servir-lhe de meio de transporte e reprodução.

Dentre os sintomas podemos identificar: emagrecimento, tosses durante 15 a 21 dias seguidos, cansaço, falta de apetite, suores à noite, anorexia e palidez. A principal medida preventiva é a vacina BCG e o tratamento médico requer o uso de antibióticos.

Como se pode perceber, as diversas doenças causadas por bactérias podem causar sérios danos ao corpo humano e devem ser tratadas tão logo sejam identificadas. O médico será o principal responsável pela definição do tratamento, que deve ser seguido à risca.

Se você gostou deste artigo, então que tal...

Síndrome do pânico

Tracoma

Endocardite

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

2 Responses to “Doenças causadas por bactérias”

  1. Beatriz Says:

    Adorei!
    É muito bem resumido, muito bem explicado
    O melhor de tudo é que é bem resumido e também fala de todas as doenças..
    Excelente..

  2. fernando Says:

    q legal agora vo pode fazer o meu trabalho ^^ ^^

Leave a Reply

Email
Print