Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite a doença ou assunto que deseja saber:

Doenças ocupacionais

As doenças ocupacionais são aquelas que estão diretamente ligadas a alterações no estado de saúde do trabalhador. Elas são originadas devido as condições de trabalho, atividade desempenhada pelo trabalhador e até mesmo situações pessoais enfrentadas pelo indivíduo que interferem na atividade desempenhada; estas doenças podem acarretar em pagamentos de auxílio,  idenizações entre outros direitos que devem ser garantidos ao trabalhador caso ele seja vítima de uma doença ocupacional.

O estresse que pode ser desencadeado por pressões no trabalho pode gerar as doenças psiquicas ocupacionais; as lesões por esforço repetitivo ou as doenças osteomoleculares relacionadas ao trabalho são muito comuns elas podem gerar alterações em estruturas como tendões, músculos, nervos e articulações. Bancários, digitadores, operadores de telemarketing são categorias de profissões que constantemente sofrem com este tipo de problema.

Com relação a cuidados preventivos que se deve ter no  ambiente de trabalho, as doenças mais comuns são as respiratórias e da pele; elas geralemnte acontecem quando o trabalhador se submete a exposição acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos e radioativos; sem o devido equipamento de proteção.

Outras doenças ocupacionais que podem surgir são as doenças pulmonares. O câncer da traquéia em trabalhadores de minas e a asma causada pela inalação de partículas são patologias que acometem alguns trabalhadores, as substâncias consideradas nocivas são absorvidas pelo pulmão o que facilita o comprometimento desse órgão.

Prevenção das doenças ocupacionais

Algumas medidas podem ser tomadas tanto pela empresa como pelo próprio trabalhador. Incentivar e exigir a postura correta ao sentar no ambiente de trabalho é fundamental para evitar problemas na coluna, tornar o ambiente de trabalho satisfatório e alegre pode reduzir o estresse e utilizar os equipamentos de proteção corretos para desempenhar as atividades são medidas simples mas que podem reduzir muito o aumento das doenças ocupacionais.

Se você gostou deste artigo, então que tal...

Desnutrição

Jovens e o transtorno obsessivo-compulsivo

Trissomia 21

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

4 Responses to “Doenças ocupacionais”

  1. Doenças psicossomáticas | Artigos Livres Says:

    [...] mas as causas são desconhecidas, no entanto pessoas que passam por constantes situações de estresse, emoções reprimidas podem apresentar uma maior tendência a desenvolver doenças relacionadas ao [...]

  2. Doenças ocupacionais | Artigos Gratuitos Says:

    [...] doenças ocupacionais são originadas a partir das ações exercidas pelo empregado, alguns modos mais particulares podem [...]

  3. Doenças ocupacionais | Giga Mundo Says:

    [...] doenças ocupacionais dividem-se [...]

  4. Doenças ocupacionais | Artigos Livres Says:

    [...] doenças ocupacionais podem causar modificações à saúde do empregado dificultando a sua atuação, as patologias [...]

Leave a Reply

Email
Print