Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite a doença ou assunto que deseja saber:

Nutrição na terceira idade

Precisamos da energia dos alimentos diariamente para desempenhar nossas tarefas, mas é na terceira idade que sentiremos ainda mais a importância da nutrição – e as causas de possíveis deficiências alimentares. Nessa idade, nosso corpo já não possui a mesma capacidade de regeneração e começamos a sentir os problemas de saúde causados por excessos ou descuidos nos nossos hábitos alimentares.

Pessoas que apresentam risco de problemas cardiovasculares, por exemplo, podem ser orientadas pelos seus médicos a terem um maior controle sobre tudo o que comem a fim de evitar possíveis complicações ou até mesmo para melhor cuidar naturalmente de seu organismo. E vale ressaltar, claro, que um corpo bem nutrido e que se exercita bastante pode manter a sua jovialidade por muito, muito mais tempo.

Um cuidado a se tomar é quanto ao consumo de alimentos, pois quando estamos mais idosos já não sentimos tanta fome e nossas necessidades nutricionais são menores, mas devemos tomar cuidado para não esquecermos de cumprir todas as nossas refeições. Algumas pessoas idosas, assim, costumam “pular” o café da manhã, o que não é uma boa ideia, já que o mesmo é responsável por repor as energias consumidas durante o sono bem como oferecer a energia que precisaremos ao longo de toda a manhã. Todas as refeições devem ser respeitadas, então não se deve deixar de comer o café da manhã, bem como não podemos esquecer do almoço, jantar e dos lanches.

Realizar cinco pequenas refeições ao longo do dia é a melhor forma de garantir que nosso corpo não ficará sem a energia necessária, bem como recomporá as quantidades necessárias de vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. Cada refeição não precisa ser muito volumosa – e aliás, não deveria ser, já que o objetivo de realizarmos várias refeições ao longo do dia é justamente distribuir de forma coordenada a quantidade de alimentos que iremos ingerir.

Pessoas idosas estão mais suscetíveis também a problemas ósseos, muitos deles sendo consequências da deficiência de cálcio ao longo de toda a sua vida – e tal deficiência, agora, exigirá um acompanhamento médico adequado a fim de não haver consequências ruins. Se você sofre de osteoporose ou artrite, procure informar-se com o seu médico quanto aos melhores alimentos a serem consumidos bem como quais suplementos alimentares são indicados – geralmente suplementos contendo Cálcio e vitamina D3 são bastante indicados.

E já que falamos sobre vitaminas e suplementos alimentares, precisamos falar sobre a vitamina B12, essencial para o organismo. A vitamina B12 participa principalmente do metabolismo, contribui com a formação das células de nosso sangue e desenvolve a capacidade de memorização, dentre outras coisas. Aqui mais uma vez, indicaremos primeiro que busque o consumo de alimentos ricos nessa vitamina mas, se não for possível, sempre há como contar com suplementos alimentares ricos em vitamina B12.

Enfim, a nutrição na terceira idade pode significar um novo começo maravilhoso em sua vida, cheio de oportunidades, desde que, claro, você saiba cuidar de seu corpo – cuidando bem de seu corpo, você abrirá portas para novas aventuras em sua vida.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Leave a Reply

Email
Print